Hoje em dia, cada vez mais pessoas iniciam-se na prática do ciclismo. Os eventos desportivos de lazer e de competição amadora têm crescido cada vez mais. O ciclismo está na moda.
No entanto, vemos cada vez mais pessoas a aventurar-se em desafios cada vez mais exigentes, sem um mínimo de preparação para tal. E com isso, vêm as frustrações pelos maus desempenhos, e até possíveis lesões.
Por isso, os ciclistas têm de, cada vez mais, preparar-se minimamente com alguma antecedência, quando querem cumprir uma determinada distância ou até uma competição importante.
A pensar nisso mesmo, decidi trazer um novo vídeo onde falo precisamente sobre quais são as 3 variáveis do treino que devemos considerar quando nos queremos preparar para um grande objetivo. Seja ele um objetivo de curta distância, ou uma travessia de vários dias. Fica com o vídeo e presta atenção:
[Vídeo] Como Treinar para um Grande Objetivo:
Como podem verificar, é importante ter em conta 3 grandes eixos na preparação do nosso desafio:
- Volume de Treino
- Intensidade de Treino
- Fadiga acumulada
As 3 variáveis actuam sempre em conjunto, e é necessário antecipar sempre os passos que vamos dar, para que seja mais fácil compreender as progressões necessárias para atingir esses objetivos.
Para isso, devemos criar ciclos de treino que sejam coerentes. Com volume progressivo, intensidade progressiva, e que vá dando pequenos períodos de recuperação para que na parte final do ciclo, quando já estamos perto do grande dia, não termos de descansar tanto para aliviar o cansaço do corpo.
Assiste ao vídeo, e deixa o teu comentário caso tenhas ficado com alguma dúvida.
Para conheceres melhor o curso CycleChanger que foi mencionado no vídeo, clica AQUI. Nele vais aprender a criar ciclos de treino mais completos e a gerir da melhor forma todas as 3 variáveis que te ensinei aqui neste vídeo.
Não esqueças também de passar pela nossa loja online, e encomenda já o teu kit Segredos do Ciclismo 2018. 🙂
Gostei muito e interessei. Gosto de fazer pedais de 90, 100 e 140 quilometros.
Neste último tive algumas dificuldades, como cansaço, e princípios de caibrã.
Estou pensando em realizar um pedal de 200kms entre final de setembro e de
outubro.
Obrigado pelo feedback Marcos 🙂
Espero que estas dicas te ajudem nisso. E já agora boa sorte 🙂
Um abraço
Olá companheiro ,
Tenho 54 anos , em tempos fiz competiçaõ de btt e agora faço com regularidade estrada .
Costumo fazer algumas aventuras de longas distancias , 200,300,400 etc. ao longo do ano .
Em julho queria fazer a N2 em 2 etapas, não tenho feito muitos kms este ano devido ao tempo e uma lesão num joelho que ainda me afecta um pouco …
Que conselhos me dá ??
Olá Oscar, tudo bem?
Bom, fazer a N2 em 2 etapas é mesmo para os duros! Não vai ser fácil.
Minha recomendação seria daqui até lá apostares em treinos muito longos 4/5 horas durante 3 dias seguidos ou 4 dias seguidos, seguido de 3 ou 4 dias de recuperação (com 1 descanso pelo meio), para o corpo se habituar mais facilmente à distância.
Em termos de intensidade, sinceramente acho que será um pouco irrealista pensares nisso, primeiro porque o joelho pode se ressentir, e segundo porque para essas distâncias megalómanas o melhor mesmo é colocar um ritmo tranquilo e apenas terminar, pois corres o risco de abusar demasiado e nem conseguir terminar. Dentro do que puderes colocar de intensidade põe, mas com calma e sem exageros. Para um travessia dessas, é melhor apostar no volume/horas de treino e rezar para terminar inteiro xD
Abraço
essas dicas ajudaram bastante, sempre bom ter mais noção sobre os treinamentos, parabéns pelo video
Obrigado Lucas. Abraço 🙂
Gostei e muito prático. Tenho uma duvida, como tenho pouco tempo para treinar, faço treino indoor, numa bike estática, será que a diferença é mt ao nível do treino.
Isto é em termos de tempo/intensidade/intervalados.
Oi Juvenal, tudo bem?
Para quem treina indoor, os volumes de treino nunca podem ser muito altos, e isso é claramente uma limitação, principalmente para quem tem objetivos de travessias ou provas longas. Mas, se pelo menos ao final de semana ou 2x por semana conseguir fazer treino longo outdoor, já ajuda bastante 😉
Boa tarde Tiago:
brilhante e extremente bem elucidativo. Parabens. abraço