Hoje em dia, cada vez mais pessoas iniciam-se na prática do ciclismo. Os eventos desportivos de lazer e de competição amadora têm crescido cada vez mais. O ciclismo está na moda.

No entanto, vemos cada vez mais pessoas a aventurar-se em desafios cada vez mais exigentes, sem um mínimo de preparação para tal. E com isso, vêm as frustrações pelos maus desempenhos, e até possíveis lesões.

Por isso, os ciclistas têm de, cada vez mais, preparar-se minimamente com alguma antecedência, quando querem cumprir uma determinada distância ou até uma competição importante.

A pensar nisso mesmo, decidi trazer um novo vídeo onde falo precisamente sobre quais são as 3 variáveis do treino que devemos considerar quando nos queremos preparar para um grande objetivo. Seja ele um objetivo de curta distância, ou uma travessia de vários dias. Fica com o vídeo e presta atenção:

 [Vídeo] Como Treinar para um Grande Objetivo:

Como podem verificar, é importante ter em conta 3 grandes eixos na preparação do nosso desafio:

  • Volume de Treino
  • Intensidade de Treino
  • Fadiga acumulada

As 3 variáveis actuam sempre em conjunto, e é necessário antecipar sempre os passos que vamos dar, para que seja mais fácil compreender as progressões necessárias para atingir esses objetivos.

Para isso, devemos criar ciclos de treino que sejam coerentes. Com volume progressivo, intensidade progressiva, e que vá dando pequenos períodos de recuperação para que na parte final do ciclo, quando já estamos perto do grande dia, não termos de descansar tanto para aliviar o cansaço do corpo.

Assiste ao vídeo, e deixa o teu comentário caso tenhas ficado com alguma dúvida.

Para conheceres melhor o curso CycleChanger que foi mencionado no vídeo, clica AQUI. Nele vais aprender a criar ciclos de treino mais completos e a gerir da melhor forma todas as 3 variáveis que te ensinei aqui neste vídeo.

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