Hoje em dia muitos são aqueles ciclistas que têm mais do que uma bicicleta. Alguns gostam na mesma proporção de andar na bicicleta de BTT (ou MTB) e na de estrada. Não são de escolher só uma delas… Como diz a música, têm dois amores. 🙂

Quando somos ciclistas especializados numa das vertentes, estas questões não se colocam. Mas quando somos ciclistas que gostam de praticar as duas coisas, tem de haver um momento onde eu vou optar por uma das bikes… e aí é que muitas vezes se cometem alguns erros que nos prejudicam na hora de competir.

É precisamente sobre isto que falamos no vídeo de hoje. Será que há momentos certos para treinar numa bicicleta ou na outra? Como é que eu posso saber exatamente qual o melhor momento para usar cada uma?

Como é que a escolha da bicicleta nos treinos vai interferir no dia da competição? Será que devemos levar este ponto mesmo a sério?

Se tens estas e outras dúvidas sobre o tema, não percas este episódio, pois vai te mostrar como deves fazer essas escolhas. 🙂

 [Vídeo] Qual Bicicleta devo usar nos treinos?: MTB ou Estrada?

Como explico no vídeo, e resumindo um pouco, o mais importante para nos guiar na escolha, é a vertente onde vamos competir. Nós temos sempre possibilidade de ir intercalando entre as duas bikes. Até porque desta forma vamos colhendo os benefícios de cada uma.

Contudo, na hora H, é necessário estar 100% focado e adaptado à maquina onde vamos competir, para podermos ter melhores desempenhos, sobretudo a nível técnico e da gestão do esforço, pois o nosso cérebro processa o doseamento da energia de forma diferente conforme a bicicleta que estamos a utilizar.

Lembrem-se sempre que, a condição física que apresento hoje, é fruto dos meus últimos 15 dias de treino. Daí que, nesse período, quanto mais específico ele for, melhor vai ser o meu desempenho.

Dito isto, torna-se muito importante vocês darem espaço para usar a bicicleta certa nos momentos mais adequados, para não perderem eficácia, mesmo nos treinos ou nas competições.

Espero que este vídeo te tenha ajudado.

Caso queiras aprofundar mais este tema, sugerimos que olhes para o nosso curso Subida Intensiva, que te vai ajudar desenvolver melhor a tua condição física no ciclismo, nomeadamente nas subidas 😉

Um abraço e continuação de bons treinos 🙂