Ciclistas, para vocês o que é mais importante: Força ou Cadência? Qual dos 2 deve ser mais trabalhado?

Será que deves pedalar mais em cadência ou mais em força?

Esta é uma dúvida muito frequente da maioria dos ciclistas, e é uma dúvida bastante importante, pois é a partir destes 2 elementos que nos distinguimos naquilo onde queremos efectivamente ser melhores.

Obviamente que todos nós queremos sempre melhorar. Mas há pessoas que pedalam mais em força, e será que essas devem focar mais na cadência? Devem abandonar o treino de força? E o contrário também se aplica?

Se tens estas e outras dúvidas sobre o tema, não percas este episódio, pois vai te mostrar o que deves aplicar nos treinos de forma a teres mais potência em cima da bike. 🙂

 [Vídeo] O que devo dar prioridade no treino: Força ou Cadência?

Como explico no vídeo, e resumindo um pouco, nós queremos dar mais cadência quando o objetivo é melhorar a resistência. Queremos melhorar a força, quando o objetivo é realizar mais potência.

Contudo, obviamente também vai depender das distâncias que costumamos fazer nas provas. Se for provas mais curtas, não tem tanto mal usar um pouco mais de força. Agora se eu faço provas longas, claramente tenho de ter uma pedalada mais económica. Não que não precise treinar força, mas a resistência tem mais impacto na performance.

Então, é importante não descurar nenhum dos dois, porque se queremos ser um ciclista completo, devemos sempre realizar um trabalho multifacetado.

Espero que este vídeo te tenha ajudado.

Caso queiras aprofundar mais este tema, sugerimos que olhes para o nosso curso Subida Intensiva, que te vai ajudar desenvolver mais estas capacidades, principalmente tendo em conta o teu perfil de atleta. 😉 – PS: Usa o cupão de desconto “Youtube” e tem um cupão de 10% de desconto nesse e noutros cursos da nossa loja.

Um abraço e continuação de bons treinos 🙂