Olá atleta, como vão essas pedaladas? 🙂 Deixa-me fazer-te uma pergunta:

Já alguma vez te sentiste cansado ou fatigado em cima da bike? Se sim, parabéns! Fazes parte dos 99% de ciclistas que já sentiram a típica dor de pernas.

Não vou dizer nada de novo para ti, ao afirmar que o cansaço, ainda que temporário, faz parte do processo natural de adaptação ao treino. É normal ele aparecer após esforços intensos, e obviamente acontece com toda a gente que anda de bicicleta.

O que não é tão normal é sentirmos um cansaço maior e mais prolongado no tempo, ao longo de várias semanas consecutivas. Sentimos os músculos duros e presos. O Pulso parece que não responde tão bem. Os treinos ficam muito custosos de fazer. Parece que não conseguimos cumprir o plano de treinos. Esses são os casos mais complicados, e onde quero chegar no vídeo deste post.

No entanto, a boa notícia é que existem formas de antecipar ou diminuir / atenuar esse estado de fadiga de um ciclista, apenas alterando uma coisa simples na nossa forma de treinar e de programar os treinos. Algo que, inclusive, os ciclistas profissionais também fazem várias vezes no ano.

Se não fazes ideia do que estou a falar, então vê este vídeo e presta atenção neste detalhe muito importante!

 [Vídeo] Como Reduzir ou Diminuir a Fadiga:

Como o vídeo mostra, semanas de descanso após momentos chave do nosso ciclo de treino são importantíssimos para que consigamos preservar a nossa forma física por mais tempo, e minimizar ou retardar o aparecimento da fadiga central.

Eu já cometi este erro algumas vezes, e foi principalmente após recolher feedback de alguns atletas que fui percebendo que este tipo de estratégia funcionava melhor.

É bem comum até, ciclistas sentirem-se bem melhor nas semanas seguintes a um grande objetivo, precisamente porque estão mais frescos e o corpo responde bastante rápido aos estímulos, depois de assimilarem bem a adaptação ao grande momento da época que atravessaram.

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Um abraço e continuação de bons treinos 🙂