Olá ciclista, como vão esses treinos?

Estamos prestes a fazer as últimas competições do ano… Alguns já terminaram, outros ainda têm mais uma ou duas provas para fazer.

Chegamos àquela fase de reflexão sobre o que correu bem e menos bem, fazer balanços, e preparar a época seguinte.

Mas então e como é que vais gerir o teu descanso? Quantos dias pensas que são necessários parar para recuperar? Quando será o Timing ideal para começar?

Fazes ideia de quantos dias um ciclista do World Tour pára totalmente a bicicleta no final de época? Muitos nem sonham que eles realmente encostam a bike durante uns tempos e tiram umas verdadeiras férias de bike.

Sabes o que te pode acontecer na época seguinte se negligenciares esta importante fase da tua temporada atual?

E porque tu, mesmo sendo ciclista amador mas que faz competição, deves fazer o mesmo?

É sobre isto que falamos no vídeo desta semana. Presta atenção aos detalhes, pois pode extrair daqui ensinamentos válidos para poderes encerrar a tua temporada com mais qualidade, e programar a seguinte com cabeça, tronco e membros, sem negligenciar o descanso apropriado e merecido. 🙂

Por isso, sem mais demoras, segue abaixo o vídeo.

 [Vídeo] Como descansar corretamente durante a temporada:

Como podes ver, é importante ir gerindo os dias de descanso de acordo com a exigência da tua temporada. Para isso, é importante saberes fazer uma periodização da forma correta e sem que a recuperação seja prejudicada pela ansiedade de querer bons resultados. Ela faz parte do processo de evolução.

Mesmo os ciclistas de lazer que não fazem competição, podem e devem regularmente criar momentos de recuperação. Para isso existem ciclos de treino mais curtos que se podem fazer nesse sentido, tal como explicamos no curso CycleChanger.

Caso queiras estar a par de todos os nossos cursos e aprofundar os teus conhecimentos, clica AQUI para ver tudo

Um abraço e continuação de bons treinos 🙂